Buscar por Referência

Notícia Completa

Créditos: Valor Investe. Por Talita Moreira, Valor — São Paulo

(Postada em 07/10/2022)

CADERNETA PERDE ESPAÇO NO FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO

Em junho, a caderneta representava 43% dos recursos para o crédito imobiliário, bem à frente da segunda maior fonte — o FGTS, com 26%. No entanto, a poupança vem reduzindo seu espaço rapidamente. Para se ter uma ideia, contribuiu com 51% do bolo em 2019

A poupança ainda é a maior fonte de recursos para o financiamento habitacional no Brasil, mas esse cenário vem mudando.

 

Em junho, a caderneta representava 43% dos recursos para o crédito imobiliário, bem à frente da segunda maior fonte — o FGTS, com 26%. No entanto, a poupança vem reduzindo seu espaço rapidamente. Para se ter uma ideia, contribuiu com 51% do bolo em 2019. Os dados são da Abecip, a associação das instituições que atuam no financiamento habitacional.

Essa queda reflete três fatores principais. Um deles foram os saques na caderneta do ano passado para cá, quando a inflação e a alta dos juros mexeram tanto com o orçamento doméstico quanto com as preferências de investimentos. O segundo é o forte crescimento do crédito imobiliário, a despeito desse cenário, o que pressiona os recursos disponíveis. O terceiro é o desenvolvimento de outros tipos de crédito para os imóveis.

São os casos de fundos imobiliários, com participação de 12% em junho, das letras de crédito imobiliário - LCIs (10%) e das letras imobiliárias garantidas (4%). Estas, conhecidas como LIG, mais que dobraram de volume em um ano, para R$ 69,4 bilhões.

No fim de agosto, o diretor de regulação do Banco Central, Otávio Damaso, disse que “todas as instituições financeiras estão chegando próximas ou passando do limite de alocação dos recursos vindos da poupança”, e que será necessário encontrar alternativas para o setor continuar crescendo.

 

Fonte: Valor Investe. Por Talita Moreira, Valor — São Paulo

Notícias Relacionadas